segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sá & Garabyra em Santo André por Eduardo Guimarães

“Continuar é o que devemos. É o que sabemos. É o que queremos. É o que nós prometemos. Então, vamos em frente”.

Essa frase foi publicada por Luiz Carlos Sá em seu blog no dia 05 de junho, duas semanas após a morte do parceiro Zé Rodrix. A vontade de estar no palco, pelo parceiro que partiu e por eles mesmos, é o combustível que mantém Sá e Guttemberg Guarabyra juntos, levando suas canções pela estrada.

Nesta sexta-feira, 26, a dupla esteve mais uma vez tocando em Santo André, cidade onde foi formado o primeiro fã-clube dos músicos, no início dos anos 80, e que até hoje os acolhe como se fossem da região. De coração eles devem ser. Este foi o terceiro show sem Zé Rodrix e a falta que o músico faz no palco é sentida em diversos aspectos diferentes. Obviamente para os músicos tem a perda do amigo e companheiro que não tem como ser preenchida. Para o público, além do carisma, há uma lacuna pela falta de alguns dos clássicos do trio e de uma energia que aparentemente era irradiada do cantor e tecladista.Talvez quem conheça a carreira deles concorde que o aspecto mais rock n’ roll estava nas composições e no teclado de Zé Rodrix. Basta ouvir “Mestre Jonas” ou “Jesus Numa Moto”. A falta desse lado ‘rocker’ é um dos aspectos mais nítidos agora. Sendo assim, Sá & Guarabyra apresentaram ao público alguns dos maiores sucessos lançados pela dupla principalmente nos anos 80.

Logo após a segunda música do repertório, a bela “Harmonia”, Sá comenta com o público sobre a falta de Zé Rodrix e quase não consegue terminar de falar. A emoção tomou conta do músico. Guarabyra, do outro lado do palco, também se mostrou emocionado com a lembrança.

Em seguida a dupla apresenta “O Pó da Estrada”.Algumas das canções que fizeram parte do show foram “Tabuleiro”, “Cinamomo”, “Pássaro”, e as mais populares “Roque Santeiro”, “Caçador de Mim”, “Espanhola” e “Dona”.

Após essa música a dupla e a banda saem do palco e um vídeo começa a ser exibido no telão. São imagens de diferentes épocas de Zé Rodrix, desde sua infância até shows recentes. Voltam ao palco para apresentar uma das composições mais famosas de Rodrix, “Casa no Campo”, parceria com Tavito. Bela homenagem.

O show termina com a música que certamente é a marca registrada da dupla, “Sobradinho”. A dupla se despede e sai do palco, deixando a banda terminar a canção.

No palco Sá & Guarabyra são acompanhados pelos músicos Fabio Santini (guitarra), Alex Reis (bateria), Constant (teclado) e Pedro Baldanza (baixo), que também é fundador do grupo O Som Nosso de Cada Dia. Assim como foi nos anos 80, agora são apenas Sá & Guarabyra a caminhar sobre o pó da estrada. Que a caminhada seja longa.


Fonte: http://territorio.terra.com.br/canais/canalpop/materias/materia.asp?codArea=5&materiaID=782

2 comentários:

Edu Guimarães disse...

Sinto-me lisonjeado por encontrar aqui a reprodução do meu texto. Obrigado à vocês por continuarem a levantar o pó dessa estrada!

Edu Guimarães disse...

Ah, só pra completar, o texto original foi publicado no site Território da Música:
www.territoriodamusica.com.br

Hilda, se puder colocar aí no texto, agradeço.